Como Funciona o Protools (por Ricardo Xavier)
O Pro Tools é um dos exemplos de tecnologia que tem predominado quase que por completo sobre o sector. No mundo todo, empresas de produção profissional de som, de estúdios de gravação a estúdios de pós-produção áudio digital utilizam sistemas Pro Tools. Mas o que exatamente é um sistema Pro Tools?
O Pro Tools é um pacote que traz um software que opera em cooperação com uma ampla variedade de componentes internos e externos de um dado hardware para criar o existe hoje de mais poderoso e versátil em sistemas de gravação, edição e mixagem no mundo. O software Pro Tools é o mesmo para todos os sistemas do mercado, quer usemos o mais básico dos sistemas de gravação ou o mais elaborado kit profissional.
O software Pro Tools nos permite gravar com microfones, instrumentos analógicos ou controladores de MIDI; nos permite ainda editar as músicas usando controles intuitivos. Ainda é possível agregar milhares de diferentes efeitos através de plug-ins para o Pro Tools produzidos e fornecidos pela própria Avid e por terceiros.
Podemos mixar as canções com mesas de digitais, físicas e virtuais integradas. E então finalizar a produção áudio digital e exportá-la para CDs ou qualquer tipo de arquivo e mídia digital disponível hoje em dia.
A potência e capacidade de processamento do sistemas que podemos utilizar depende inteiramente do hardware que é escolhido para o trabalho. Por exemplo, se escolhermos as interfaces como a Digi 003 ou Mbox ou ainda as interfaces da M-Audio, que hoje são da própria Avid, permite que gravemos utilizando a potência do processador do computador que usamos.
Hoje existe uma variedade de boas máquinas com processadores poderosos com dois ou mais núcleos e que nos permite processar muitos canais de áudio com uma variedade de efeitos por canal. Essas interfaces mais modestas permitem que gravemos por exemplo até 18 instrumentos simultaneamente, como a Digi 003 ou a Profile da M-Audio.
Os sistemas Pro Tools chamados HDs são mais robus- tos e poderosos no tratamento e processamento do áudio e permitem, como no caso do último já lançado recentemente, o Pro Tools HDX gravarmos até 768 canais de áudio ! Esse sistema processa o som nas chamadas placas DSP com até 18 processadores de 350Mhz e precisam ser instaladas no slot de um computador do tipo desktop, não podendo ser utilizadas num lap top sem um adaptador específico.
periféricos de controle no estúdio e também ao vivo. Hoje podemos obter a mesma qualidade do som de um estúdio ao vivo, dependendo somente do sistema e equipamentos disponíveis para o evento.
As grandes bandas conhecidas já utilizam esses equipamentos há um bom tempo. Entretanto, podemos usar somente o mouse e o teclado para realizar mixagens e edições de porte amador ou profissional facilmente.
Enfim como vemos o Pro Tools é uma ferramenta que nos permite gravar e manipular o áudio de várias formas para obtermos o resultado desejado. É também uma excelente ferramenta para a composição e pré-produção musical. Vale a pena dar uma olhada no website da Avid pra conferir mais detalhes: www.avid.com. É isso ai gente até nosso próximo encontro.
Ricardo Xavier é guitarrista, compositor e produtor. É também técnico de gravação e P.A.