Computer Music (por Marcos Kleine)


Muitos guitarristas se mostram interessados em fazer suas produções no computador, mas às vezes esbarram em frustrações como performance fraca e muita complexidade para fazer tudo funcionar direito. Com muita honra aceitei o convite da Guitar Experience e vou aqui passar dicas importantes para vocês sobre como configurar o computador para gravação digital e também sobre o software que sou especialista. O Sonar da Cakewalk.

Primeiramente para ter um bom desempenho no micro para gravação é necessário obviamente, ter um bom computador. A configuração básica: Core2. 2 Gigas de memória, uma boa placa de áudio e HD Sata. Não é possível conseguir bons resul- tados com placas de áudio “on board.” Muita gente me pergunta por que aquele amplificador virtual não roda legal no micro. A resposta sempre está na placa on board.

Segundo passo. Vamos deixar o Windows otimizado para áudio.

1- Iniciar – Executar – Digite “msconfig” (sem aspas) – Vá em “Inicialização de programas”

Desmarque todos os programas não essenciais. Deixe marcado o mixer da sua placa de áudio, antivírus ou de repente algo que ache importante como wireless, impressora etc.

MSN e outros programas podem ser acessados quando necessários. Essa ação evita com que programas realizem alguma função não desejada no meio de uma gravação. Não gostou do resultado? Só marcar as caixas novamente.

2- Desabilite os sons do Windows – Iniciar – Painel de Controle – Sons e dispositivos de áudio – SONS. Escolha a opção “Sem som.” Se quiser deixe apenas para a inicialização do Windows.

Coluna Kleine #1.1

3- Desabilite a “Restauração de Sistema” Ferramenta útil, mas para quem usa o computador para gravação é desperdício de espaço e processamento.

Iniciar – Painel de Controle – Sistema – Configurações Avançadas – Proteção do Sistema.

Lembrando que um eventual problema no seu computador você não poderá restaurar para um estado anterior ao problema.
4- Efeitos visuais – Se tem um micro poderoso com uma boa placa de vídeo não é pra se preocupar muito, mas se está no limite vá

em: Sistema – Configurações Avançadas – Desempenho – Configurações – Ajustar – “Para obter melhor desempenho.”

Coluna Kleine #1.2

5 -Na mesma Aba – AVANÇADO – INICIALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO – CONFIGURAÇÕES – Desabilite em “Falha do sistema” a opção “REINICIAR AUTOMATICAMENTE.

Isso vai evitar que seu computador em qualquer falha reinicie sem aviso.

6-Outras dicas importantes.
• Mantenha sempre os drivers do chipset da sua placa mãe e da sua placa de áudio atualizados. • Desfragmente o HD pelo menos uma vez por semana.
• Limpe o Registro sempre que possível. Um programa muito bom e gratuito é o CC CLEANER.

7-Se usa o Vista ou o Windows 7 – Painel de Controle – Opções de Energia – Marque a opção “ALTO DESEMPENHO.

Coluna Kleine #1.3

Com essas dicas o computador ficará pronto para gravas suas ideias ou sua banda.

Marcos Kleine