LUTHIERIA


image

Oficina  Lutheria é um espaço destinado a dicas de lutheria e curiosidades do mundo das seis cordas.

Para enviar perguntas ao Danilo Monteiro entre em contato em contato@guitarexperience.com.br ou danilo12luthier@hotmail.com

Conheça de perto o trabalho de Danilo Monteiro em sua oficina

Telefone: (11) 3062-4222

Rua Cristiano Viana, 622 – Cerqueira César – 05411-001

WWW.DANILOLUTHIER.COM.BR

Como Guardar seu Instrumento

 

casa

 

– Ao guardar seu instrumento não se faz neçessário afrouxar as cordas, pois o tensor está regulado para tensão da corda puxada. Soltar as cordas tencionará o braço ao contrário, e esta é uma indicação antiga para instrumentos sem tensor.

– Evitar lugares úmidos e quentes.

– Guardar o instrumento dentro de uma capa onde há muito poeira.

– Prefira capa (bag) bem acolchoados.

– Caso seu instrumento ficar guardado sem capa, colocar ele apoiado de bruços, para que alivia a tensão das cordas.

– Não deixe seu instrumento muitos dias pendurado em suporte de parede que suporta somente o braço, pois corre o risco de empená-lo.

– Evite cases onde o instrumento fica folgado dentro e que apóie só o braço. O braço e o corpo tem que apoiar juntos.

– Se ao abrir o case o instrumento estiver molhado (úmido), deixar o case aberto no sol para secar a umidade. Toamr cuidado com cases de plástico, deixar menos tempo ao sol, pois ele pode empenar. Colocar silíca gel ajudo muito também.

Setup em seu instrumento novo

Mesmo os instrumentos sendo novos caros ou baratos, necessitam de regulagem, pois eles são feitos em série, tendo uma regulagem padrão de fábrica.
Instrumentos que vêm de outros continentes passam por uma climatização natural, pois estamos falando de madeira e muitos instrumentos vêm com uma regulagem alta e desconfortável, dificultando a execução e comprometendo a afinação.

Você sabe de onde vem o termo “LUTHIER”?

O termo surgiu na Idade média quando os italianos passaram a denominar o alaúde como liuto. O alaúde é o predecessor do violão e este instrumento de cordas era utilizado pelos menestréis, daí o surgimento do termo liuteria. Ainda na Europa, os franceses denominam o alaúde como lit, que possibilitou o surgimento dos termos luthier e luthieria. No Brasil é papel muito importante dentro do cenário musical, pois a abertura do mer- cado para importação possibilitou aos músicos brasileiros o acesso a infor- mação vinda de fora do país com a importação de revistas e livros além da importação de instrumentos e acessórios musicais. Porém, apesar dos equipamentos importados chegarem ao Brasil, ainda faltavam profissionais que realizassem a manutenção dos mesmos. Neste ponto começaram a sur gir os profissionais de luthieria.