Blues, Rock e muito feeling (por Rafael Ferraz)


Ricky Furlani é daqueles guitarristas que esbanjam feeling e bom gosto, sabendo valorizar cada nota tocada. Nessa nova vídeo aula, Ricky nos mostra ótimos caminhos para desenvolvermos maior fluência no instrumento, e uma maior conexão entre a música que está dentro de você e aquilo que você toca. Conversamos com ele pra saber detalhes da produção desse novo trabalho. Confiram. 

Onde foram feitas as gravações para essa nova vídeo-aula? CAPADVD

Foram feitas no meu espaço, Guitar Room,  estúdio em Campinas.

O visual da vídeo-aula está bem moderno. Foi sua a escolha do estilo de imagem que seria usado?

Quem definiu a fotografia foi o fotografio/videomaker Ricardo Dettmer, o mesmo que fez 2 videos do meu recente CD FUZZ UP.

Quais foram os critérios escolhidos por você para a escolha do material que seria abordado?

O material faz parte do meu material didático. Fazia tempo que queria começar a gravar videos deste material, atualizar a mídia para video de meus métodos para guitarra, coisa que continuarei fazendo em 2015.

Diante do atual cenário, como milhões de vídeos no YouTube falando de inúmeros assuntos relacionados a música e a guitarra em geral, qual a melhor maneira de divulgar e vender um produto como esse nos dias de hoje?

Acho que a melhor maneira é pensar no consumidor. Como seu material pode realmente ensinar e ajudar o cara que consome seu video?  Vejo muitos guitarristas que com suas aulas, mais parecem que querem mostrar que tocam bem do que realmente ensinar ao aluno algo de consistente e relevante. Se pensar no mercado, a grande maioria de consumidores de video-aulas são iniciantes ou intermediários. Então simplificar a linguagem sem perder o conteúdo é a chave.

Você é um especialista no assunto Blues/Rock. Seus alunos geralmente o procuram por conta dessa especialidade ou nas aulas você aborda outros estilos também?

Sou um apaixonado por música em geral.  Como compositor e musico profissional sempre procuro ouvir de tudo que tiver qualidade  e tentar absorver tudo o que posso de cada estilo musical para que nas minas composições eu pudesse passear por onde eu quisesse.  Como professor, ensino diversas linguagens, blues guitar, funk guitar, Rock, jazz, harmonia e improvisação, tudo vai depender do nível e interesses que o aluno tem. Hoje em dia as pessoas que procuram aulas de guitarra o fazem com expectativas e objetivos completamente diferentes. É preciso saber escolher um caminho para cada um.

O efeito causado pela câmera no encerramento da vídeo-aula parece coisa de cinema. Fale um pouco da equipe que trabalhou com você nesse projeto. 

Ricardo Dettmer e o pessoal da 360HDR foram os responsáveis pela fotografia e imagens. Esta cena em especial o Dettmer focou a camera em um ponto especifico e eu precisava tocar, terminar o Blues de 12 e levar a palheta até o ponto onde estava o foco.  Foi uma idéia dele, coisa de artista.

Como tem sido a recepção do público sobre a vídeo-aula?

Tem sido muito boa, já é um dos mais vendidos da FreeNote, e tenho recebidos muitas mensagens de agradecimento pela forma clara e objetiva de explicar.

Onde o pessoal pode encontrar o DVD – Guitarra Blues Rock?

O DVD é distribuído pela “UNIVERSO”, então vc pode achar o DVD em grandes redes, como supermercados, bancas, lojas de departamento, etc., como também  em lojas especializadas, que também vende online como aFREENOTE .

Link para o DVD na Freenote: http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=41866110917O3FAW8B#01

Em 2015  estaremos lançado o segundo volume em DVD para guitarra Blues-Rock. Aguardem!