“Sempre Brilhará” (Por Alexandre Black)


Sempre Brilhará: Tributo a Celso Blues Boy

Circo Voador / RJ

19 de outubro de 2019

 

Não sei por onde andou Celso Blues Boy desde sua partida deste plano, mas certamente ele voltou para casa no sábado 19/10, ele voltou ao Circo Voador, sua casa,para participar de uma grande homenagem, e uma lindíssima festa que seus ex-companheiros fizeram para o gênio da guitarra blues brasileira.

cbb2    A noite estava com uma fina chuva, que esfriou um pouco a Rio de Janeiro, onde o verão já começou, e deu toda uma atmosfera no evento, com o público chegando e indo direto para a parte coberta do Circo, e não se espalhando pela parte outdoor como sempre antes dos shows.

Por volta das 23:10 começou o show de abertura, com a Cantora Sonja (que depois seria participação especial no show principal), talvez a melhor representação do Blues carioca na atualidade.  Ok, serei franco com vocês, nunca havia ouvido Sonja e não levei muita fé naquela figura, a menina de cabelo azul que entrou no palco, mais parecia que estava entrando para um set  em uma rave! Mas ai ela começou a cantar! Na primeira música fiquei paralisado, na segunda já sai para comprar o CD na banquinha montada no lado de fora, e no fim do show fiz questão de pedir um autógrafo no CD (e quem me conhece sabe que como colecionador, acho ultrajante alguém escrever em um disco meu, mas ali foi mais forte!!!).

Sonja canta com a propriedade das grandes divas do blues americano, uma potencia vocal que só não é maior que o bom gosto das suas composições, e ainda de quebra fazendo boas releituras de grandes clássicos, como a saideira “With a little Help From My Friends” que deixou o público “no grau” para o que estava por vir.

Aqui vale mencionar outra coisa bacana sobre Sonja ter aberto o show, como ela é uma cantora jovem, a mistura de público entre os fãs de Celso, digamos assim…. “um pouco mais experientes” com um pessoal mais jovem e descolado foi uma forma muito legal de uns conhecerem um pouco mais das origens do blues carioca, enquanto outros puderam ver para onde o estilo está indo, e acima de tudo ver que o bastão está em ótimas mãos.

Por volta de 0:00h / 0:30h, a banda principal entrou no palco e ai a festa se completou!

A banda formada por sortudos músicos que um dia tocaram e aprenderam ao lado de Celso é composta por:

 

Gargamel – Guitarra e Voz (e ainda assina a direção geral do show)

Márcio Chicralla – Baixo

Márcio Saraiva – Bateria e Voz

Marcus Amorim – Guitarra

Jefferson Gonçalves – Gaita

 

cbb    Desde o primeiro acorde de “Tempos Difíceis” a banda foi acompanhada por um público de centenas de backing-vocals entusiasmados ao acompanharem um Gargamelque incorporou perfeitamente Celso, nos fazendo viajar no tempo. E dali para frente foi um festival de hits, um dos melhores “Best Of” da carreira de Celso que se poderia montar, contando inclusive com faixas que de acordo com a banda, “Celso preferia deixar fora de seus shows”, como uma das mais pedidas, “Blues Motel”. Foram 18 músicas no total com direito até à versão do Blues Boy para o hino do Vasco da Gama, time de coração do guitarrista.

Mas eu falei que havia sido uma grande festa, não? Pois é, em toda boa festa a presença de convidados é fundamental para o evento acontecer, e nesse quesito, a coisa foi quente! Afinal, tirando grandes festivais, onde você, um guitarrista ou fã de guitarra blues pode encontrar em um só palco caras como Rick Ferreira, Big Joe Manfra, Big Gilson, Fernando Magalhães, RonnieKid, Nanda Moura e as vozes de Sonja e a batera de Marcelinho da Costa? A coisa foi o fino!

Dentre os convidados, meu destaque bastante pessoal (que fique claro) ficaram para o Mestre Rick Ferreira, outro monstro da guitarra brasileira que como sempre arrebentou em “Cachorro Louco”, e os dois Bigs (Manfrae Gilson) de quem sempre fui grande fã. Mas tenho de tirar o chapéu para as duas representantes do novo blues, a já mencionada Sonja que deu toda uma sensualidade a Blues Motel e Nanda Moura que levou Mississipi no Dobro acompanhando Big Joe Manfra.

cbb5 Na parceria banda e público, não posso deixar de mencionar “Sempre Brilhará” que foi realmente de arrepiar, um dos vários pontos altos do show.

O final não poderia ser mais apoteótico com o maior clássico do guitarrista, “Aumenta que isso ai é Rock’n’Roll “e todos os convidados subindo ao palco juntos.

Como falei, tenho a certeza de Celso estava lá, no Circo Voador – sua casa principal, iluminando a todos e gritando o clássico: “Som na Guitarraaaa!!!”

 

Ouça a toda genialidade de Celso Blues Boy aqui

*Entrevista feita em parceria com a Black Records