20 anos de dedicação e muita música


Celebrando 20 anos de carreira o guitarrista Alex Martinho lança DVD comemorativo e fala sobre sua trajetória.

Comece falando pra gente um pouco desses 20 anos na estrada, como o próprio nome do DVD diz.

Na verdade a estrada – no que se refere ao estudo de guitarra – é até mais longa! Meu primeiro contato com o instrumento foi no Natal de 1985, quando meu irmão Rodrigo ganhou de meus pais uma guitarra de presente. Eu até na época tinha tentado convencê-lo a pedir uma outra coisa, uma bicicleta por exemplo. Nós não tínhamos nenhum músico na família e não tínhamos a mínima idéia de como tocar uma guitarra. Mas enfim, ele insistiu e ganhou, e em poucas semanas já tinha deixado o instrumento de lado… Eu acabei me interessando em estudar e me matriculei em um conservatório próximo de nossa casa. Após arranhar os primeiros acordes, o estimulei a estudar outro instrumento para tocarmos juntos, e ele acabou decidindo pela bateria – e tocamos juntos até hoje.

Tive vários professores particulares por aqui (RJ), até ter a oportunidade de me matricular no GIT (Los Angeles), em 1991. Me formei no final de 92, e daí iniciei efetivamente meu trabalho instrumental. Esses “20 anos de estrada” que estou comemorando com o DVD se referem exatamente a esse período “1992-2012”, ou seja a partir do início de minha carreira instrumental profissionalmente falando.

Quando surgiu a ideia de realizar a gravação desse show?
E a inclusão de um quarteto de cordas?

Era um sonho antigo meu poder realizar um show junto com orquestra! A primeira vez que vi algo do tipo foi nos meus primórdios na guitarra, quando passou pela TV aberta um show do Robertinho de Recife nesse formato. Depois ao longo dos anos vi outras coisas de bandas gringas como Deep Purple, por exemplo, também no formato rock + orquestra. Meu trabalho, desde o primeiro CD (“Alex Martinho”, de 1994) é de certa forma bastante “sinfônico”, em músicas como “A Lenda” e “Mistery”, que estão ambas nesse show.

Em 2011 eu compûs um CD inteiro no formato guitarra rock instrumental com orquestra, o “Universo em Mim”. Minha intenção já era a de finalmente poder, nos shows de divulgação desse CD, usar esse formato ao vivo.

Infelizmente os custos para ter uma orquestra em um show ao vivo são estratosféricos, e assim eu acabei fazendo o show em um formato mais enxuto, apenas com o quarteto de cordas. Quando consegui agendar no teatro municipal de Niterói – local centenário e lindo, um dos principais palcos do estado do RJ – não pensei duas vezes e vi que ali seria o local ideal para o registro de um DVD. Felizmente deu tudo certo!

Me parece que a escolha do lugar não poderia ter sido melhor. Como pintou a oportunidade de realizar o show no Teatro Municipal em Niterói?

Eu já tinha tentado tocar lá anteriormente, mas não havia conseguido na época. Quando meu CD com a orquestra saiu, eu tentei novamente, e dessa vez, devido principalmente ao lance com a orquestra ter mais a ver com o perfil do teatro, me cederam o espaço.

alex 2

Qual critério você usou para a escolha do repertório?

A maior parte do show é de músicas do “Universo em Mim”, que já foi composto especificamente para o formato com a orquestra. As outras músicas (de meus CDs anteriores) que entraram usei o critério de ver quais se encaixariam melhor no formato do show, e fiz arranjos de cordas para elas.

Eu tinha ainda duas músicas de meus CDs antigos que gostaria muito de colocar nesse show e que não tinham muito a ver com orquestra e não entraram, que foram “L.A.” e a “Aquarius Era”. Acabou que registrei essas músicas em um show posterior e elas entraram no DVD como “Bonus Tracks”.

Fale sobre os músicos que te acompanharam.

Nesse DVD especificamente contei com o Rodrigo Martinho, que me acompanha desde o início na bateria, e ainda duas pessoas que só começaram a tocar comigo a partir de 2011, que são o Jorge Mathias (baixo), e Gustavo di Padua (Guitarra). Tive algumas participações especiais muito bacanas, como o Daniel S’antana (violão clássico em “Saudade”), Kuko Moura (piano em “A Lenda”) e Sydnei Carvalho (guitarra) que entrou no final para tocarmos duas músicas do trabalho que temos em parceria. Contei ainda com a orquestra de cordas, que foi contratada especificamente para esse show do Municipal.

Todos esses músicos formaram um time de primeira linha, são todos maravilhosos e engrandecerem imensamente o show. É uma honra muito grande poder ter pessoas desse calibre ao meu lado no palco.

Sua parceria com o Sydnei já vem de longa data. Vocês claramente são “irmãos musicais”. Como isso te ajudou e como é ter um parceiro do nível do Sydnei sempre envolvido nos projetos que você participa ou realiza?

Conheci o Sydnei enquanto nós dois eramos alunos do GIT, em 1991. Mantivemos o contato após nosso retorno ao Brasil. Ele também montou um trabalho instrumental próprio, e em 2001 resolvemos nos unir em alguns shows para divulgar ambos os trabalhos. Daí surgiram os CDs “Intensity” (2004) e “Intuition” (2006), além do DVD “Double Vision” (2009). Ele é uma pessoa maravilhosa, e além de excelente músico também é um grande estudioso de filosofia. Conviver com ele me ensinou muito no aspecto musical e também no aspecto moral e espiritual. Sem dúvidas é o melhor amigo que já tive na vida.

Quais equipamentos foram utilizados na gravação do DVD?

Usei minhas duas guitarras N Zaganin, captação Sergio Rosar, cabos Santo Angelo, pedais e cordas NIG e cabeçote e caixa Snake. Usei o canal limpo do ampli e todos os efeitos e a distorção vem dos pedais.

Alex 1

Esse seu DVD é sem dúvida uma grande produção no mercado nacional no que diz respeito à música instrumental. Você optou por não lançar no formato “físico”. Como você vê a atual realidade dos músicos aqui no Brasil? Quais dicas você daria pra galera nova que não sabe muito bem por onde começar?

Hoje em dia é muito difícil a venda de produtos físicos. A grande maioria das pessoas opta pelo download, principalmente o pirata. Decidi fazer uma experiência, lançando gratuitamente apenas para download. Foi acima de tudo um presente para a galera que acompanha meu trabalho há tantos anos, um produto comemorativo mesmo.

A realidade é muito difícil. Mas não só do músico e sim de qualquer profissão. Seja lá qual for a profissão que deseja, para ser bem sucedido a competição é imensa, e somente com muito estudo e preparo você consegue depois de um bom tempo e bastante batalha seu lugar ao sol.

A dica é estudar ao extremo de suas forças, não só o instrumento, mas também conhecimentos gerais fundamentais como português, informática e inglês. Procure se relacionar com outros músicos, se apresentar ao máximo ao vivo, e só coloque na internet videos bem tocados e bem gravados. Vá a todos os eventos de música que puder, troque idéia com as pessoas, observe e aprenda com quem está acima de você. Ser uma pessoa relacionável, educada e responsável é tão importante quanto tocar bem o instrumento, se você quer crescer na profissão.

Deixe um recado para os leitores do Guitar Experience.

Se dediquem ao máximo na direção do que desejam para o futuro de vocês, pois a luta, a fé e a perseverança podem nos levar à qualquer lugar.

PARA BAIXAR O DVD COMPLETO E MAIS INFORMAÇÕES ACESSE www.martinho.com