Workshop Fulvio Oliveira (Por Alexandre Black)


fulvio vertical01/02/2020 – Espaço 989 (Rio de Janeiro)

Por Alexandre Black (da @blackrecordsbrazil )

Na chuvosa tarde de sábado 01/02/2020, o guitarrista carioca teve a oportunidade de participar de um evento ímpar, reunindo ótimos músicos locais com a experiência do grande Fulvio Oliveira.

O evento, organizado pela Guitar Date e Concepção Guitarra, além do workshop do Fulvio, contou com apresentações de Renatinho Ribeiro, Guilherme Benaion, Eduardo Lira e Danyel Campos, e depois ainda foi aberto para quem quisesse dar uma canja.

O evento pecou um pouco na organização, saindo do “script”, mas isso acabou sendo o que houve de mais legal da noite.

Era para os guitarristas se apresentarem antes do Fulvio com pequenos sets de 10 a 20 minutos e no final a atração do principal faria sua apresentação com interrupções para dúvidas e questionamentos. No entanto, após uma passagem de som que terminou mais tarde do que se esperava, e já teria valido o ingresso de quem lá estava (devido a sons incríveis com notas voando para todos os lados do estúdio), Fulvio acabou ficando no  “palco” e  deu inicio a um workshop atípico onde, para ser sincero, falou mais do que tocou…

O ponto é que não só ele falou muito, mas falou de coisas bem bacanas, saindo das clássicas perguntas  de workshop sobre efeitos e tecnicidades da guitarra e entrando em um verdadeiro retrospecto de sua carreira, desde quando saiu de uma zona rural do interior de SP até se firmar como músico na capital paulista, e mencionou coisas como as dificuldades de se obter informação  no começo (sem internet); a ida para SP para estudar no IGT; a mudança do Rock para  o  Jazz na  sua  carreira  e gosto pessoal; falou ainda de como contatou grandes nomes como Sam Yahel e Greg Howe para participarem  dos  seus  discos autorais; “causos” de  trabalhos como sideman, e uma variedade de passagens, sempre com uma narrativa bem humorada que arrancava gargalhadas do público.

As perguntas e respostas se intercalavam com uma verdadeira aula de guitarra, seja sozinho ou em jam com Renatinho Ribeiro, como pode ser visto no vídeo. Os dois mostraram um entrosamento incrível em duas improvisações sobre bases de blues de tirar o folego dos presentes.

Como já disse, a ordem de apresentação se alterou desde o início e após a apresentação principal, foi a vez dos demais guitarristas programado fazerem suas apresentações, com a difícil tarefa de entreter o público depois daquele cara genial ter tocado (e falado) por mais de uma hora. Mas nenhum deles fez feio, com destaque para Guilherme Benaion e Eduardo Lira que vieram logo a seguir.

Falando dos organizadores que tornaram esse evento possível tivemos a produção do grupo Guitar Date RJ, o qual foi idealizado pelos guitarristas Ton Rangel, Benna e Danyel Campos.

Aproveitamos a ocasião para falar com Ton Rangel sobre o projeto e ele nos disse:

O Guitar Date surgiu a partir de uma conversa no estúdio 989 entre Ton Rangel e Guilherme Benaion, o “Benna”, nos meados de agosto de 2019. A ideia inicial do “GD” é movimentar o cenário na Guitarra na capital do Rio de Janeiro. No dia 23/09 montamos um grupo no whatsapp, a fim de juntar o máximo de amigos guitarristas e elaborar jams e encontros dos participantes.

No meio desse caminho ganhamos mais um apoiador, mais um diretor para o “GD”, o Danyel Campos.

workshopO Guitar Date surgiu para unirmos o máximo de guitarristas no Rio de Janeiro. A ideia é compartilhar música, dividir conhecimento e multiplicar o que mais gostamos de fazerem: Tocar Guitarra!

Vimos a ideia de juntar o pessoal para divulgar o que temos de melhor no RJ, através de Jams no YouTube, resposts no Instagram, assim como pequenos estudos para estimular os mais jovens, que estiverem chegando. Temos entrevistando os mais famosos, com o programa “Desplugado” e dando oportunidades aos novos aparecerem, com o “Guitar Date Calouros.”

Enxergamos que podemos ir além, e dessa forma temos viabilizado Workshop com o que temos de melhor no Brasil.”

Por fim, acho legal também mencionar os patrocínios do evento, afinal a contribuição dessas empresas é fundamental para divulgar esse tipo de trabalho, tanto no RJ, quanto em qualquer lugar do Brasil. Essas empresas foram: WOOD Instrumentos, Music Maker, Rimie, Espaço 989, Elixir, Rox Stage, Gutti, WMG, Malagoli Captadores, S.I.T. Strings, Fuhrmann e Nordik.