Santiago Granados – Do México para o Mundo (por André Sampaio)


Santi-entrevista-460x261

O guitarrista e compositor Santiago granados (México) apresenta algumas dicas preciosas sobre o mercado fonográfico americano e como ele administra várias tarefas, entre elas o LAMA Experience, em que viaja o mundo divulgando o LA Music Academy. 

Como é trabalhar em L.A.?

A cidade de Los Angeles é uma das competitivas do mundo. Muitos dos melhores músicos vivem e trabalham aqui. da mesma maneira que existem muitas oportunidades existe muita competição também. Penso que o caminho é se manter criativo neste ramo que muda todos os dias. Conhecendo as pessoas certas há muitas coisas que você pode fazer. Você pode liderar seu próprio projeto, tocar com artistas, fazer sessões musicais, ser professor particular, compor para TV e filmes etc. Muitas vezes você irá se encontrar fazendo muitas destas coisas no mesmo momento de sua carreira!

Pouco a pouco você irá descobrir no que se sai melhor. Paciência é importante, isto deve levar alguns anos.

E seus projetos atuais?

Recentemente terminei de escrever e gravar para motion pic- tures com meu time de produção e compus trilha para um programa de TV no canal Food Network e alguns curtas. Também gravei com o pop star mexicano Christopher Uckermann no Cd intitulado “Somos”. Atualmente acabei de voltar de uma tour pela Europa com o The LA Music Academy Experience.

Como apareceu a oportunidade de compor para Food Network e que tipo de música você escreveu para o show?

Minha prima trabalhou no programa Mexican Made Easy como Associate Culinary Producer nas últimas temporadas, e ela comentou que o produtor do programa estava procurando músicas novas. Eu já vinha trabalhando algumas músicas para um filme e um documentário no ano anterior, mostrei para eles algumas delas e eles gostaram! o programa necessita de uma grande variedade de música, de uma forma eclética, com gêneros bem variados, pop, rock, eletrônica…

Fale mais sobre o The LA Music Academy Experience.

o The LA Music Academy Experience consiste em uma série de clínicas, workshops e concertos em diferentes países pelo mundo. Só neste ano já passamos pelo Equador, México, Suécia e Ale- manha. Todos esses eventos contam com a cola- boração do La Music Academy e da Gibson que são nossos parceiros. o calendário foi o seguinte:

schedule Santiago

Este projeto engloba mais países?

Claro. Estamos trabalhando na Inglaterra, Áustria e outros países da Europa. Em breve estarei levando este projeto para o Brasil.

Como o LA Music Academy preparou você para este projeto?

Para começar me expondo aos mais diversos estilos musicais. Existem lá tantos músicos e professores especializados em todos os gêneros que nos fazem tocar diariamente uma variedade de estilos que naturalmente nos tornam músicos versáteis e prontos para situações como esta.

Algum conselho para inspirar novos composi- tores especializados em TV?

Escutar muita música e estar atento aos sons por trás das imagens.

A música pode determinar um programa de TV bom ou ruim. o mesmo para um filme. Ela tem este poder. Escreva algo novo e diferente to- dos os dias. Esteja disposto a trabalhar de graça. Pergunte a vários amigos que estão envolvidos em escolas de cinema e deixe sua música à disposição. Muitos destes filmes são enviados a festivais ao redor do mundo, e quando seu nome aparece nos créditos, pode lhe abrir muitas portas.

Sempre tenha uma página na internet pronta para visitação, onde as pessoas possam ir e con- ferir seu trabalho. É um mundo difícil de entrar mas é altamente recompensador.