Transcrição – Scorpions – Big City Nights (Por Du Cabelo)


21.10.13_scorpions

Scorpions é uma das grandes bandas de hard/heavy que tiveram seu auge nos anos 80 e o álbum “Love at first Sting” contem a transcrição deste mês. Big City Nights é um Hard Rock clássico.

Como toda gravação de estúdio em geral possui várias dobras, é importante dar uma conferida em versões ao vivo para ter uma noção de como dividir as guitarras. No caso do Scorpions a momentos em que ouviremos 3 guitarras, então me baseei na versão presente no álbum “World Wide Live” de 1985.

A música começa com uma introdução de guitarra, feita por Mathias Jabbs, é um riff marcante na tonalidade de Am, todo feito em Power chords. Depois da segunda repetição do riff, a banda toda entra e Rudolf Schenker faz tema muito melodioso, aliás, o solo do meio da música também é dele.

A base de guitarra durante o canto é feita com notas abafadas mesclando com ataques com um motivo rítmico que vai durante toda a música, enquanto a outra guitarra, tocada por Mathias Jabs, executa riffs característicos de Rock and Roll.

No refrão o riff da introdução se repete e nos finais de frase, durante o acorde de G, Mathias Jabs executa licks de blues na pentatônica menor de G.

O solo de guitarra é feito na escala de Am, sendo a pentatônica a base para a construção. A primeira parte do solo é feita na região mais aguda do braço, e a segunda parte na região mais grave, oitava abaixo.

A música não apresenta grandes dificuldades técnicas, mas como sempre é bom ressaltar, vale a pena caprichar na rítmica, e nos solos, cuidados com os bends, afinação deles e a duração das notas.

Uma característica marcante no som das guitarras do Scorpions é que o timbre é bem cortante.

Lembrem-se de tocar muitas vezes junto com a música até conseguirem se aproximar da pegada e do timbre, afinal, é tocando com os mestres que evoluímos.

Qualquer dúvida, fiquem a vontade para mandar email: ducabeloguitar@gmail.com.

Grande abraço.

Clique no link abaixo para visualizar a transcrição.

Scorpions-Big-City-Nights