23/01 – Quaternaglia Guitar Quartet (Sesc Vila Mariana)


Neste concerto “Violões das Revoluções”, o grupo Quaternaglia Guitar Quartet parte da fase mais modernista-revolucionária de Villa-Lobos, bem como das Bachianas Brasileiras n.9, da época das revoluções culturais no leste europeu e do projeto educacional de Getúlio Vargas.

Um dos pontos centrais do repertório inclui as variações sobre o tema de Xangô, tema recolhido por Mário de Andrade e trabalhado em um estilo entre o nacionalismo e as vanguardas pelo compositor Almeida Prado em sua juventude. Tudo isso é contextualizado por Ronaldo Miranda e por compositores do século XXI, como João Luiz e Chrystian Dozza, e pela Canção sem fim (para sons sem palavras), de Sérgio Molina, obra de 2014 que resgata as revoluções harmônicas de Bethoveen e Richard Wagner.

O quarteto formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fábio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina tem sido aclamado como um dos mais importantes quartetos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico como por sua importante contribuição para a ampliação do repertório.