30/11 a 06/12 – Festival ChorandoSemParar (Sesc São Carlos)


É considerado pela crítica como o maior encontro de música instrumental em homenagem ao Choro e gêneros afins. Reúne instrumentistas brasileiros de renome internacional e artistas estrangeiros para tocar o Choro Brasileiro. Em 2015 será realizada de 30 de novembro a 6 de dezembro a 12ª edição em homenagem a Heitor Villa-Lobos – do Batuque a Bach.

Programação

Turíbio Santos – Bach e o Choro brasileiro
O violonista Turíbio Santos, o mais importante difusor da obra violonística de Villa-Lobos, é o convidado homenageado da 12ª edição do Festival ChorandoSemParar. A noite também contará com honrosa presença e participação do músico, compositor e diretor do Museu Villa Lobos, Wagner Tiso.
Dia 30/11, segunda, às 20h.
Teatro Municipal de São Carlos. GRÁTIS. Livre
Retirada de ingressos na bilheteria do Teatro, 1h antes da apresentação

Amilton Godoy e Gabriel Grossi – Villa Lobos Popular
Trabalho baseado na obra do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Amilton Godoy (piano) e Gabriel Grossi (harmônica) apresentam o repertório do CD “Villa-Lobos Popular”, fruto da parceria entre os artistas.
Dia 1, terça, às 20h.
Teatro Municipal de São Carlos. GRÁTIS. Livre
Retirada de ingressos na bilheteria do Teatro, 1h antes da apresentação

Grupo Ad Libitum
O Grupo Ad Libitum está em São Carlos há várias décadas, sempre voltado para a música de câmara, e tem seu núcleo atual composto por dois violinos, violoncelo, flauta transversal, flauta soprano, flauta contralto e piano. Como o grupo é aberto a músicos que se interessam por esse tipo de conjunto, já participaram instrumentistas com cravo, viola, canto, fagote, oboé, trompete, entre outros. O repertório do grupo abrange do barroco a composição do período do início do século XX.
Dia 2, quarta, às 19h.
Anfiteatro Jorge Caron – EESC USP. GRÁTIS. Livre

Duo de violões com Felipe Couto e Ricardo Avancini 
Formado em 2015 pelos violonistas Filipe Couto e Ricardo Avancini, o duo traz a proposta de unir a técnica do violão clássico ao choro, mesclando o tradicional estilo brasileiro à formação de duo de violões.
Dia 2, quarta, às 20h.
Anfiteatro Jorge Caron – EESC USP. GRÁTIS. Livre

Roda de Choro – Projeto Conhecendo o Choro da UFSCar.
Realizado pela Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) e pelo Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, oferece gratuitamente para a população de São Carlos e Araras, oficinas de cavaquinho, violão, percussão, canto e instrumentos melódicos. A roda de Choro do Projeto já é uma tradicional apresentação do Festival. Junto dos alunos, estarão presentes os professores: Diego Lima, Alessandro Silva, Jacque Falcheti,  Fernando Reisler, Flávia Fernandes e Diogo Martino.
Dia 3, quinta, às 20h30.
Centro Cultural Espaço 7. GRÁTIS. Livre

Orquestra de Câmara da ECA USP / OCAM
Considerada um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, a Orquestra de Câmara da USP – OCAM – tem sido referência fundamental no âmbito das orquestras profissionalizantes do país.  A Orquestra se apresentará com um corpo sinfônico de 65 músicos sob a regência do seu também diretor, o Maestro Gil Jardim.
Dia 4, sexta, às 17h30. 
Praça XV de Novembro. GRÁTIS. Livre

Passagem de som e ensaios abertos do elenco que se apresentará no domingo.
Dia 5, sábado, das 9h às 18h.
Praça XV de Novembro. GRÁTIS. Livre

Regional Passando a Limpo
O Regional Passando a Limpo, nascido na UFSCar, busca resgatar a versatilidade dos antigos regionais que atuaram nas rádios dos anos 30 aos anos 60. O grupo, formado por Fernando Galizia (flauta e saxofone), Diego Lima (cavaco), Fernando Reisler (violão de 7 cordas) e Daniel Antônio (pandeiro), se dedica à pesquisa e estudos sobre o Choro e música popular brasileira. No 12º ChorandoSemParar, o grupo apresentará O show “Nossas Escolhas”, que traz choros, maxixes, polcas e outras variantes do gênero compostos pelos integrantes do grupo.
Dia 5, sábado, às 19h30
Praça XV de Novembro. GRÁTIS. Livre

Duo Renan Bragatto e Julião Boemio
O duo de compositores Renan Bragatto (piano) e Julião Boemio (cavaco) se reúne para apresentar algumas das melhores obras de Villa Lobos,  assim como suas próprias composições e de alguns renomados compositores brasileiros.
Dia 5, sábado, às 20h30.
Praça XV de Novembro. GRÁTIS. Livre

Lenha na Fogueira 
Roda de improviso com os artistas convidados
Dia 5, sábado, às 21h30.
Praça XV de Novembro. GRÁTIS. Livre

ChorandoSemParar 
Encerrando o Festival, artistas nacionais e internacionais apresentam doze horas de música Instrumental na praça. Nessa edição  Orquestra UFSCar, Projeto Guri, Marta Ozzetti, Makiko Yoneda (Japão), Maestro John Berman (EUA) e Choro Blue, Maurício Carrilho, Aquiles Moraes, Pedro Paes, Deo Rian e Regional Imperial, Murilo Silva e Guga Santos, Danilo Brito, Quinteto Villa Lobos, Ehud Asheire (EUA), Bina Coquet, Mazinho Quevedo e Gafieira do Pinheiro
Dia 6, domingo, das 10h às 22h.
Praça XV de Novembro. GRÁTIS. Livre

Oficina
O papel do Luthier na Música Brasileira
Com o luthier Valmir Félix
Dia 5, sábado, às 10h.
Centro Cultural Espaço 7. GRÁTIS. Livre

Rodas de Conversa

Turíbio Santos
O violonista faz um bate papo sobre o tema O Violão de Villa Lobos
Dia 2, quarta, às 20h30. 
Anfiteatro Jorge Caron – EESC USP. GRÁTIS. Livre

Quinteto Villa Lobos  
O grupo faz um bate papo sobre o tema A música de câmara de Villa Lobos.
Dia 5, sábado, às 15h. 
Centro Cultural Espaço 7. GRÁTIS. Livre

Palestra
Os Choros de Villa Lobos
Com maestro Júlio Medaglia
Dia 3, quinta, às 19h
Centro Cultural Espaço 7. GRÁTIS. Livre

Debate
Do Batuque a Bach  
Mesa redonda com Turíbio Santos, Maestro Júlio Medaglia, João Cândido Portinari e Prof. Sérgio Mascarenhas.
Dia 4, sexta, às 20h30.
Centro Cultural Espaço 7. GRÁTIS. Livre

Interferências
Nas noites de Abertura do Festival também haverá Interferências Artísticas do Trio de Cordas Aydar, Pascoal da Conceição como Mário de Andrade, Arrigo Barnabé, Letícia Conde e de Lennon Corezomaé.

Mais informações e inscrições: www.chorandosemparar.com.br
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, Projeto Contribuinte da Cultura, UFSCar, FAI UFSCar, USP São Carlos, Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos, Sesc São Carlos,  Prefeitura Municipal de São e Governo do Estado de São Paulo.