Rhythm Guitar Encyclopedia – Jody Fischer


Jody-livro-227x270

RHYTHM GUITAR ENCYCLOPEDIA                                                      texto: André Martins

Jody Fischer
(94págs.- inglês-com dois CD`s Alfred Music Company)

Esse excelente livro traz 450 diferentes variações rítmicas para a guitarra. Você encontra a aqui uma amostragem completa de diferentes ritmos que exis- tem pelo mundo, como shuffle, blues, bossa-nova, sam- ba, partido-alto, charanga, frevo, dixie, disco music, folk e country, entre muitos outros.

Por ser extremamente abrangente, Rhythm Gui- tar Encyclopedia funciona como uma grande coletânea de pesquisa para ritmos. Nele, ninguém vai aprender todos os fundamentos para tocar bossa-nova, por exemplo, mas vai encontrar um guia com várias dicas e variações rítmicas, que irão proporcionar ao estudante de guitarra adentrar ao universo do gênero.

O livro vem acompanhado por dois CDs, que tra- zem grande partes dos exemplos de uma forma bas- tante didática, facilitando muito a vida de quem tem dificuldades de interpretar a partitura. Os CDs tam- bém são importantes por possibilitar uma ideia básica do “feel” da música, algo essencial para quem decide estudar um determinado estilo e ganhar uma “linguagem” ouvindo os principais nomes que representam e personificam o assunto é possível entender jazz sem ouvir Miles Davis, Duke Ellington e Sarah Vaughan, ou querer tocar bossa-nova sem tomar contato com a obra de Tom Jobim, João Gilberto e João Donato, só para citar alguns exemplos.

Gêneros menos populares aqui no Brasil fazem desse método uma excelente oportunidade de pesqui- sa. Temos inúmeros de origem latina/africana, como sikyi, gahu, guajira, guaguananco, o popular montuno, pasa doublé e songo, além de uma boa variedade em rit- mos gregos, turcos, polkas, valsas e muitos outros.

Com certeza, esse é um livro para ter na coleção de métodos, para pesquisar e aprender novas variações rítmicas de lugares não tão comuns.

VOCÊ ENCONTRA ESTE E MUITOS OUTROS TÍTULOS NA FREENOTE