07/11 – Yamandu Costa & Ricardo Hers (Sesc Pompéia)


Encontros Instrumentais reúne nomes expressivos da música brasileira atual, provocando novos diálogos na cena da música instrumental. A cada show, instrumentistas de gerações e referências distintas são convidados a desafiarem seus modelos e repertórios.

Yamandu Costa

Violonista e compositor, nascido em Passo Fundo (Rio Grande do Sul), começou a estudar violão aos sete anos de idade, com o pai. Até os 15, sua única escola musical era a música folclórica do sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Hoje, toca de choro a música clássica brasileira, além de milongas, tangos, zambas e chamamés.

O músico revela uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras. Percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros. Em 2010, o CD “Luz da Aurora”, com Hamilton de Holanda, foi indicado para o Grammy Latino.

Em 2012, ganhou, em Cuba, o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD “Mafuá” e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD “Lida”.

 

Ricardo Herz

Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno usando, ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz. Graduado em violino erudito pela USP, sua formação também passa pela Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e Centre des Musiques Didier Lockwood, na França. Participou de festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca, entre outros.

Desde 2010, Herz participa de muitos projetos e colabora com músicos de todo o país. Em 2011, se apresentou como solista ao lado de Dominguinhos, abrindo a temporada anual da Orquestra Jazz Sinfônica, no Auditório Ibirapuera. Entre os duos, destaque para a parceria com os músicos Antonio Loureiro e Samuca do Acordeon.

Atualmente, apresenta-se com o Ricardo Herz Trio no Brasil e no exterior, misturando o repertório de seus trabalhos anteriores com músicas inéditas que estarão em seu próximo trabalho “Torcendo a Terra”. Ricardo também dedica-se no ensino e difusão do violino popular.

Para as apresentações, os músicos exploram não só seus contrastes, como suas familiaridades; entre elas, a colaboração com Dominguinhos, expressada pela música “Gostoso Demais”. Além desta, “Doma”, de Almir Sater, e a homenagem de Herz a Yamandu, “Chamaoque?” estão presentes no repertório.
http://www.youtube.com/watch?v=T-mAzD1j0L0