Guitarrista, produtor, compositor, colunista e colaborador da extinta revista cover guitarra. Mateus Starling ganhou uma bolsa na prestigiada faculdade norte americana Berklee college of music de Boston onde se formou com diploma em performance no ano de 2008, e recebeu a maior honra concedida pela faculdade.
Lançou o cd solo Kairós em meados de janeiro de 2009 e foi considerado pela crítica internacional como um dos melhores Cds lançados no gênero nos útlimos anos.
Considerado um guitarrista diferenciado com um estilo novo, fresco e moderno, com notas ácidas e com improvisos inusitados, Mateus tem sido um diferencial num período de muitos overdubs e pouca espontaneidade.
Starling vem se apresentando no Brasil com o Mateus Starling quarteto e nesse projeto ja passaram grandes músicos como: Pascoal Meirelles, Josué Lopes, Zazá Desidério, Lúcio Vieira, Júlio Merlino, Berval Moraes e outros.
Recentemente gravou o cd guitar project do baterista Pascoal Meirelles ao lado de grandes nomes da música brasileira como Mauro Senise, Altair Martins, Nivaldo Ornelas, Daniel Garcia, Sergio Barroso, Nelson Faria, Leo Amuedo e outras feras.
Foi citado pelas principais revistas e sites especializados em música do mundo, tais como: Guitar player (Brasil), O globo (Brasil), Axe magazine (itália), all about jazz (EUA), ultimate guitar (EUA), Cover guitarra (Brasil), jazz-rock world (EUA), Blokner (Alemanha), Fusion magazine (EUA), entre muitos outros veículos de divulgação.
Apareceu na capa da revista cover guitarra em abril de 2010 com uma matéria sobre acordes.
Em 2005 foi premiado com uma bolsa de estudos na Berklee college of music, onde viveu na cidade de Boston no período de 2005 a 2009. Na Berklee teve o privilégio de tocar e estudar com grandes nomes da música internacional, seus tutores foram Mick Goodrick, Hal Crook, Mark Whitfield, David Tronzo, para citar alguns, e lá teve a possibildade de hibernar profundamente no mundo do jazz e da improvisão livre, e que hoje é forte característica da maneira de improvisar do guitarrista.
Nos EUA trabalhou com produtores internacionais que conquistaram grammys latinos e internacionais, também atuou como freelancer e tocou no programa de Tv chamado “meet the flock”.
Desde janeiro de 2009 reside no Rio de Janeiro, onde se apresenta com o Mateus Starling group.